sábado, 2 de fevereiro de 2013

“EM NADA TENHO MINHA VIDA POR PRECIOSA”



O preço do ministério cristão

 Diferentemente de muitos pregadores da atualidade, Jesus jamais falou que segui-lo seria algo confortável e isento de sacrifícios. Ele jamais prometeu que aqueles que o seguissem seriam cercados de prosperidade material e saúde física. Esta não era a mensagem de Jesus. Ao contrário, ele fazia questão de ressaltar que ser um crente traria consigo um custo que deveria ser calculado por aqueles que estavam se voluntariando a segui-lo (Lc 14.25-33).
Jesus não estava satisfeito de as pessoas o seguirem pelas razões erradas, sem se darem conta do que realmente estavam fazendo e de como aquilo teria repercussões em sua vida pessoal e social.

Vejamos alguns aspectos do que significava o discipulado para Jesus:

1. Seguir o Senhor Jesus o requer submissão (Mt 4.19; 10.24,25; Jo 15.14).
Não existe a opção Jesus como Salvador ou como Senhor. As duas coisas estão unidas e são inseparáveis. Os herdeiros do reino dos céus são conhecidos pela submissão ao senhorio de Deus (Mt 7.21). Vidas sem compromisso não são a marca daqueles que nasceram de novo.

2. Seguir o Senhor Jesus implica discipulado (Mt 28.19,20; Lc 6.40).
Jesus não estava interessado em atrair milhares de espectadores. Ele não entretinha o seu auditório para mantê-lo confortável e animado. Jesus tinha em vista que aquele que o seguisse tivesse um coração de discípulo, isto é, desejo de aprender, sede pela Palavra, paixão por Deus e pelo seu reino e anelo por ser identificado com Cristo em palavras e, ações.

3. Seguir o Senhor Jesus requer renúncia pessoal e priorização do reino de Deus em sua vida. "Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim) negue-se a si mesmo" (Lc 9.23a).
Negar-se a si mesmo significa reconstruir toda a vida e os projetos pessoais em torno da pessoa e dos interesses de Jesus e do seu reino.

Seguir o Senhor Jesus requer disposição para o sacrifício. “... tome cada dia a sua cruz e siga-me" (Lc 9.23b).
Tomar a cruz significa estar disposto a pagar o preço por estar seguindo a Cristo; o preço da incompreensão, da zombaria e da perseguição por amor a Cristo. A cruz era instrumento de morte. Jesus nos convida a crucificarmos o EU e a levarmos sobre os nossos ombros a sua cruz, sabendo que muitas vezes o mundo não nos entenderá e nos criticará. A isso devemos responder vivendo uma vida marcada pela prática do bem, a fim de que as nossas boas obras sejam um testemunho da alegria de servir a Jesus (Mt 5.16; 1Pe 2.11,12).

Conclusão
O ministério cristão traz consigo diversos desafios para todos nós e, JESUS CRISTO jamais negociou sua mensagem a fim de atrair as multidões. E assim todos nós devemos ter um compromisso com a palavra de Deus e com o Deus da palavra.

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário