sábado, 26 de janeiro de 2013

QUAL É O PAPEL DA ESPOSA NO MINISTÉRIO?

Por: Família pastoral

Um papel de extrema importância! A esposa deve ser uma ajudadora, e não um impedimento. Um Deus soberano, ciente de que chamara tal pessoa para o ministério, irá conduzi-lo a escolher uma esposa que seja uma adjutora, cordata e incentivadora. As agruras do ministério já são por demais difíceis para que se acrescente o fardo de um lar dividido. Se um casal de noivos não concorda quanto ao chamado para o ministério, é melhor que o noivado seja interrompido. Ambos devem orar pela orientação de Deus e esperar até que haja paz e segurança em seus corações. “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Am 3.3)

Quando o casal já se uniu em matrimônio, a questão fica mais complicada, mas se a esposa for uma boa dona de casa e uma companheira carinhosa, não haverá problema algum. A esposa do pastor é, antes de tudo, uma guardiã do lar; ela não precisa ser uma hábil anfitriã, uma instrumentista talentosa ou uma professora competente. Se puder manter o lar em seu curso, de modo que o marido possa cumprir suas obrigações ministeriais, terá cumprido sua mais importante função.

Infelizmente, existem mulheres que se esquecem do esposo, dos filhos e da casa e passam o dia em um escritório dentro do prédio da igreja. Isso é triste, pois enquanto ela está "edificando" o Reino, o seu casamento, sua casa, sua família estão sendo destruídos aos poucos, e ela nem percebe. Antes de Edificar a casa de Deus, nós precisamos edificar a nossa.

Quando Deus chama o pastor para trabalhar na obra, Deus não chama apenas o pastor, Ele chama toda a família. Então a esposa tem o mesmo chamado do marido, o mesmo coração, mas tem funções diferentes. Nem toda esposa de pastor é pastora, embora muitas vezes o marido e a igreja cobrem que ela desempenhe esse papel.

A igreja sempre vai cobrar da esposa do pastor 1001 utilidades. Ela tem que cantar no louvor, profetizar, ter visões, tem que cuidar das crianças, tem que estar todo o tempo com o pastor e fazer visitas com ele, é isso que eles vão querer. (Elas não conseguiram).

Conheço esposa de pastor de igreja, que estão fazendo tratamento por causa do stress, problemas emocionais, pois não conseguiram lidar com tantas cobranças. Acham que estão em débito com a igreja, ou com o marido, ou com os filhos. Elas não conseguem fazer o que precisam, ou o que Deus espera de cada uma delas.

OBS: Ser boa companheira também fala de questões íntimas, de prazer sexual. A questão íntima é uma área que precisa DA MAXIMA ATENÇÃO. Algumas mulheres acham que por seus maridos serem crentes jamais irão traí-las e negligenciam a questão sexual e levam uma vida conjugal ruim, insatisfatória.

Atenção esposas! Olhem bem se o seu papel está sendo bem administrado. Se há dúvida, pare agora e reavalie suas atitudes. Pr. Josué Gonçalves tem uma frase que sempre resume tudo: “NENHUM SUCESSO JUSTIFICA O FRACASSO DE UMA FAMÍLIA”.

Atenção maridos! Essa é para nós, que venhamos a ajudar nossas esposas a cumprirem seu papel, não exigindo além do que elas possam carregar...

Em Cristo,
Edmilson Santos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário