A pessoa
precisa ser encarada como imagem e semelhança de Deus o que não acontece
no mundo frio e individualista em que vivemos, onde as pessoas são elementos
descartáveis. Precisamos reaprender o valor da pessoa e
vê-Ia do mesmo modo em que é tratada por Deus na Bíblia, lembrando-nos de que o
maior mandamento não é apenas "Amarás a Deus de todo o teu
coração", mas, conforme Jesus afirmou, inclui conjuntamente "Amarás
o próximo como a ti mesmo" (Mt 22.38-40). Esse ensinamento
já estava presente no AT em diversas passagens, embora não com a elaboração que
Jesus lhe deu (Lv 19.18; Dt 19.11-13; Pv 3.28,29; 11.9).
O SER
HUMANO: UM SER-COM-OS-OUTROS
O relato
bíblico da criação mostra que o projeto divino era perfeito, não havia falhas: "E
viu Deus tudo quanto fizer e eis que era muito bom" (Gn 1.31).
Notamos, entretanto, em Gênesis 2.18-24, que o homem
não permaneceu sozinho na criação. O relato da formação da mulher não ensina
apenas que o homem precisa de alguém do sexo feminino ao seu lado, mas esse
relato quer nos mostrar também que ninguém foi feito para viver em solidão.
O ser humano é um ser que se relaciona com os outros e que, sem os outros, é
incompleto.
O SER
HUMANO E O SEU VALOR
O
cristianismo ressalta valor do ser humano não só para Deus como também para Os
demais seres humanos. Por ser "imagem e semelhança de Deus” a alma
(pessoa) humana vale mais do que qualquer bem ou posses (Mc 8.36). Os seres
humanos são tão preciosos para Deus que Jesus veio ao mundo para salvá-los (Jo
3.16,17). Por isso, a sociedade, numa perspectiva cristã, deve ser marcada
pelos princípios da justiça e da solidariedade, viabilizando o respeito à
dignidade do ser humano e possibilitando o seu desenvolvimento integral. O
ideal cristão é incompatível com a escravidão e a opressão, literal ou
figurada, em quaisquer esferas da existência humana. Nesse aspecto, o
cristianismo posiciona-se pelo respeito ao homem criado à imagem e semelhança
de Deus. Por causa do valor do ser humano, o cristianismo não pode concordar
com nenhum tipo de injustiça social. O oprimido é roubado dos seus direitos
fundamentais enquanto ser humano valorizado por Deus, e qualquer ponto de vista
que avilte o próximo está diretamente em oposição a Deus e é essencialmente
diabólico.
JESUS E O
SER HUMANO NECESSITADO
Jesus
procurava aliar as dimensões vertical e horizontal nos relacionamentos. O amor
a Deus implicaria amor ao próximo, e o amor ao próximo estaria fundamentado na
relação pessoal com Deus. O ensino de Jesus enfoca o respeito ao ser humano
como valor acima das posses materiais ou das estruturas religiosas e sociais.
Falando acerca do cuidado de Deus pelo ser humano, ele diz: "Mas até os
cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós
do que muitos passarinhos (..) Considerai os corvos, que não semeiam nem
ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais
não valeis vós do que as aves!' (Lc 12.7,24). E
quando astuciosamente testado pelos fariseus quanto à cura no dia de sábado,
Jesus declarou o valor do ser humano acima das instituições e tradições
religiosas: "(...) e eles, para poderem acusar a Jesus, o
interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual
dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa
cova, não há de lançar mão dela, e tirá-Ia? Ora, quanto mais vale um homem do
que uma ovelha! Portanto, é lícito fizer bem nos sábados" (Mt 12.10-12).
Na verdade, para Jesus, as próprias necessidades básicas do
ser humano, como a alimentação, eram consideradas superiores e mais importantes
do que qualquer preservação de tradições ritualísticas: "Ele,
porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e
seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da
proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente
aos sacerdotes?" (Mt 12.3,4).
Em
Cristo,
Edmilson Santos
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