terça-feira, 18 de outubro de 2011

O PREÇO DO DISCIPULADO

"E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo” (Lc14: 27). 

Essa é uma das grandes particularidades da fé cristã. Na verdade, ser cristão não é apenas seguir algumas idéias religiosas ou tornar-se fiel de uma determinada igreja. Ser cristão é seguir uma pessoa, isto é, seguir a Jesus Cristo, o Filho de Deus. O cristão está disposto a fazer o que Cristo lhe ordena. Cristo é o Salvador daquele que crer, mas também deve ser o Senhor (chefe soberano, dono absoluto, proprietário) de sua vida.

Muitas pessoas foram atraídas a Cristo por causa de sua Palavra, de seus milagres, de seu poder, dos pães e peixes que multiplicou e distribuiu, mas poucos foram os que tiveram a disposição de renunciar a tudo por amor a Cristo, como fez Pedro: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos" (Lc 18:28).

O PREÇO DO MINISTÉRIO CRISTÃO NA PERSPECTIVA DE JESUS

Diferentemente de muitos pregadores da atualidade, Jesus jamais falou que segui-lo seria algo confortável e isento de sacrifícios. Ele jamais prometeu que aqueles que o seguissem seriam cercados de prosperidade material e saúde física. Esta não era a mensagem
de Jesus. Ao contrário, ele fazia questão de ressaltar que ser um crente traria consigo um custo que deveria ser calculado por aqueles que estavam se voluntariando a segui-lo (Lc 14.25-33). Jesus não estava satisfeito de as pessoas o seguirem pelas razões erradas, sem se darem conta do que realmente estavam fazendo e de como aquilo teria repercussões em sua vida pessoal e social.
Vejamos alguns aspectos do que significava o discipulado para Jesus:

1. Seguir o Senhor Jesus o requer submissão (Mt 4.19; 10.24,25; Jo 15.14). Não existe a opção Jesus como Salvador ou como Senhor. As duas coisas estão unidas e são inseparáveis. Os herdeiros do reino dos céus são conhecidos pela submissão ao senhorio de Deus (Mt 7.21). Vidas sem compromisso não são a marca daqueles que nasceram de novo.

2. Seguir o Senhor Jesus Implica discipulado (Mt 28.19,20; Lc 6.40) . Jesus não estava interessado em atrair milhares de espectadores. Ele não entretinha o seu auditório para mantê-lo confortável e animado. Jesus tinha em vista que aquele que o seguisse tivesse um coração de discípulo, isto é, desejo de aprender, sede pela Palavra, paixão por Deus e pelo seu reino e anelo por ser identificado com Cristo em palavras e ações.

3. Seguir o Senhor Jesus requer renúncia pessoal e priorização do reino de Deus em sua vida. "Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo" (Lc 9.23a). Negar-se a si mesmo significa reconstruir toda a vida e os projetos pessoais em torno da pessoa e dos interesses de Jesus e do seu
reino.

4. Seguir o Senhor Jesus requer disposição para o sacrifício. "...tome cada dia a sua cruz e siga-me' (Le 9.23b). Tomar a cruz significa estar disposto a pagar o preço por estar seguindo a Cristo; o preço da incompreensão, da zombaria e da perseguição por amor a Cristo. A cruz era instrumento de morte. Jesus nos convida a crucificarmos o EU e a levarmos sobre os nossos ombros a sua cruz, sabendo que muitas vezes o mundo não nos entenderá e nos criticará. A isso devemos responder vivendo uma vida marcada pela prática do bem, a fim de que as nossas boas obras sejam um testemunho da alegria de servir a Jesus (Mt 5.16; 1Pe 2.11,12).

5. Seguir o Senhor Jesus trará, no tempo certo, a sua recompensa. Hebreus 12.2 nos informa que Jesus suportou a cruz por causa da alegria da vitória que lhe estava assegurada. O crente em Cristo pode seguir a Cristo na certeza de que nada daquilo que ele fizer pelo seu Senhor será em vão (lCo 3.11-15; 1Co 15.58).

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário