quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A GRAÇA DE DEUS x NOSSAS EMOÇÕES (PARTE 2)



Pegos pelas Emoções


O perigo das emoções (2 Samuel 13). Vivemos em um mundo em que somos encorajados a seguir nosso coração e a fazer o que achamos certo. Infelizmente, as emoções humanas são muitas vezes instáveis e inconsistentes. São ainda mais perigosas quando não estão submetidas a Deus e quando o coração não está disposto a ser guiado pelo Espírito. Jeremias 17:9 declara que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.”


Amnom se apaixona por Tamar, sua irmã. Ele a abusa, sente nojo dela e a abandona. Esse comportamento impulsivo o levou a transgredir a lei moral de Deus, trouxe vergonha e dor sobre si mesmo e sua família. Permitir que nossas emoções nos dirijam sempre termina em terríveis consequências.


 O poder de Deus através do Espírito (Gl 5:22). Amnom não tinha domínio próprio. Entretanto, seu ato brutal não era algo que não pudesse ser remediado pelo Espírito Santo. Deus era capaz de criar nele um coração puro e renovar nele um espírito reto (Sl 51:10), mas essa renovação dependia de sua disposição para se entregar. Deus não nos abandona simplesmente porque não estamos com vontade de fazer o que é certo. Em 1 João 3:20 é dito que não precisamos temer quando nosso coração nos condena, porque “Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”.


Precisamos primeiro crer que Ele é capaz de nos curar. Depois, precisamos permitir que Ele faça isso. Através do Espírito e da fé em Cristo, temos a capacidade de viver uma vida que não é ditada por nossos impulsos emocionais. Em vez disso, temos o poder de viver de maneira justa (Gl 5:22, 23).


A vida em Cristo nos dá a capacidade de controlar nossas emoções, ao Lhe pedirmos que Ele nos controle. “Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gl 5:16).


 Reagir em amor através da compreensão (Cl 3:12-14). Às vezes, podemos achar impossível perdoar a outros pelas mágoas que eles nos causam. Tamar, Absalão e Davi ficaram furiosos com Amnom pelo mal que ele havia feito. Isso resultou no desejo de vingança de Absalão. Deus nos chamou a perdoar como Ele nos perdoou (Cl 3:13). Felizmente, isso não é algo que Ele deseja que façamos através de nosso próprio poder. É a compreensão da misericórdia e compaixão que Cristo nos mostrou que nos capacita a perdoar a outros, quando eles nos fazem mal. À medida que crescemos no relacionamento com Cristo, nos tornamos mais semelhantes a Ele. Aprendemos a apreciar a beleza da compaixão e da bondade, a força da humildade e da amabilidade, a sabedoria da paciência. Com o tempo, aprendemos a perdoar como Deus nos perdoou. Crescer no conhecimento de Deus nos ajuda a aprender a parar de reagir impulsivamente e nos ensina a agir corretamente.


 A verdade sobre as emoções (João 16:17-24). As emoções não são completamente más. Na verdade, elas são um presente de Deus que foi desequilibrado pelo pecado. Elas nos dão a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros. Sem as emoções, não conseguiríamos experimentar plenamente a vida. As emoções, tanto positivas quanto negativas, são instrumentos que Deus usa para nos ensinar importantes lições e construir nosso caráter. Ser cristão não significa que você estará sempre feliz. Surgirão momentos em que você vai sentir raiva, tristeza ou medo, e não há mal nisso. Davi, um homem segundo o coração de Deus, experimentou altos e baixos emocionais. O próprio Jesus disse: “Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria” (Jo 16:20).


 Deus entende (Lc 19:28-44; Hb 3:15). Em Lucas 19:42, vemos Jesus chorando por Jerusalém, ao saber das dificuldades e da destruição que a capital judia enfrentaria. Em angústia e compaixão, Ele disse: “Se você [Jerusalém] compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos”. Leia também Mateus 23:37.


Deus Se preocupa com Seu filhos. Ele deseja nos trazer compreensão e nos proteger do sofrimento, embora muitas vezes soframos com a violência no mundo. Tamar provavelmente tinha se perguntado por que Deus permitiu que Amnom a estuprasse. Ela se sentiu rejeitada, envergonhada, profundamente humilhada, abandonada e sem valor. Infelizmente, podemos ser vítimas de várias violências, porque o mundo está cheio de pessoas más, e o pecado está em todo lugar. Mas Deus atua neste mundo e faz tudo para curar nossa dor. Não conseguimos ainda dar todas as respostas para o sofrimento – o porquê de situações como a de Tamar – mas um dia entenderemos. Até então, precisamos manter nossa fé nAquele que veio ao mundo e sofreu a violência em nosso lugar (Jo 3:16).


Como filhos de Deus, “a alegria do Senhor é a nossa força”. Isso não significa que não teremos dificuldades com nossos sentimentos. Significa que poderemos achar conforto e força em Deus. Embora nossos sentimentos e circunstâncias possam estar fora do controle, sabemos que Deus ainda tem controle sobre nossa vida e que Ele pode trazer ordem aos nossos sentimentos. Sabemos que Ele é capaz de nos dar a “paz que excede todo entendimento” (Fp 4:7), que Ele promete ser nosso refúgio e fortaleza, “auxílio sempre presente na adversidade” (Sl 46:1). Ele está familiarizado com nossas lutas e entende exatamente como nos sentimos. Leia Hebreus 4:15, 16. Deus entende e deseja que você tenha poder sobre suas emoções.


  Os estados emocionais positivos, como compaixão, generosidade, humildade, bondade e paciência estão associados ao senso de bem-estar, perspectiva positiva e uma relação favorável com os outros e com Deus. Quanto mais positivas forem suas emoções, melhor será sua saúde geral.

 2. Como o fruto do Espírito deve fazer diferença na vida do cristão? Gl 5:22


 3. De acordo com Paulo, qual é a emoção mais excelente? O que ele quis dizer ao usar a expressão “revistam-se”? Quais são as consequências de colocar em prática essas palavras? Cl 3:12-14


Embora o amor seja mais que emoção, a emoção é parte essencial. Deus é amor, que, mais do que sentimento, é um princípio.


Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário