quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A GRAÇA DE DEUS x NOSSAS EMOÇÕES (PARTE 1)



“Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.” (Jo 16:20)

Reflexão: Emoções são um presente de Deus que pode ser usado tanto para o bem como para o mal.

Leitura adicional: Pv 3:5, 6; Gl 5:22, 23. Mente, Caráter e Personalidade

Que Haja Emoções

Emoção é “um estado mental que surge espontaneamente, em vez de através de um esforço consciente, e é muitas vezes acompanhado por mudanças psicológicas; sentimento”.
Embora a palavra emoção seja um substantivo, nossas emoções muitas vezes fazem com que realizemos certos atos. Se sentirmos raiva, pode ser que ataquemos verbalmente alguém. Se estivermos tristes, talvez choremos. Muitas vezes nos vemos em circunstâncias em que o melhor é não deixarmos que as emoções controlem nosso comportamento. Por isso, precisamos entender nossas emoções para saber lidar com elas e tomar boas decisões.  Em Provérbios 3:5, 6 vemos quem pode nos ajudar a fazer isso. Nesses versos, somos encorajados a confiar no Senhor, a reconhecê-Lo em tudo o que fazemos, para que Ele dirija nossos caminhos.

Por que devemos confiar em Deus tão completamente? Uma razão é porque nossa compreensão geralmente é limitada. Não sabemos todos os fatos a respeito de uma situação que desperta em nós fortes emoções. Outra razão é que as emoções muitas vezes podem ofuscar nossa compreensão a respeito de uma situação. Muitas vezes é difícil compreender a verdade sobre um determinado evento, se estivermos irados ou tristes em relação a ele. Mesmo assim, o Pai nos deu um exemplo maravilhoso em Seu Filho. Cristo consistentemente confiou no Pai para obter orientação e direção. “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de Si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz” (João 5:19).

Como cristãos, precisamos aprender a não fazer nada por conta própria. Quando nossas emoções estão nos levando a fazer algo que achamos certo, devemos nos lembrar de pedir que Cristo nos guie. Em todos os nossos caminhos, precisamos aprender a reconhecê-Lo. Se deixadas a seu bel prazer, nossas emoções espontâneas não nos fornecerão nenhuma consistência. Ao estudar a lição desta semana sobre as emoções, decida tornar Cristo Aquele que te ajuda a entender seus sentimentos e a lidar com eles.

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário