terça-feira, 21 de junho de 2011

COMUNICAÇÃO



A IMPORTÂNCIA DE SER CLARO COM SEUS FILHOS

APRENDA a escutar seus filhos, confie neles, permita que expressem seus sentimentos, conte-lhes os seus e adicione urna boa dose de criatividade. É importante ter em mente que os gestos, a expressão corporal e até mesmo o silêncio interferem na comunicação. Por isso, não basta falar o mesmo idioma. Em um momento de raiva ou tensão, as palavras podem sair "atravessadas" e dizer o que não queríamos. Muitas vezes, a voz expressa urna idéia, enquanto nosso olhar demonstra outra. Além disso, o lugar, o horário, a entonação da voz e o estado de ânimo também são capazes de determinar o sucesso ou o fracasso de uma conversa.
Comunicação afetiva
Ser pai ou ser mãe não é uma tarefa fácil; pode ser divertida e gratificante, porém, se houver amor, confiança, criatividade e empatia. A empatia é a capacidade que o ser humano tem de se pôr no lugar
do outro e, assim, perceber quais são seus sentimentos e respeitá-los. Essa capacidade facilita o entendimento e a comunicação. No caso específico da relação entre pais e filhos. há empatia quando o adultos são capazes de lembrar que já foram crianças e adolescentes um
dia, buscando compreender os gostos, os desejos e os sentimentos de seus filhos.
"O pai prudente é aquele que conhece seu filho."
WILLIAM SHAKESPEARE

Confie em seus Filhos e em Você
Confiar em seus filhos é estar seguro de que eles são pessoas de grande valor, divertidas, generosas, capazes de aprender e com um enorme potencial para crescer cada vez mais como seres humanos.
Como adultos vocês só confiam suas angústias e medos a pessoas que realmente o entendem, o escutam e são capazes de guardar segredos. O mesmo acontece com as crianças e os adolescentes. Eles buscam interlocutores que lhes dêem atenção isenta de julgamentos, ouvintes fiéis, prontos para manter a sete-chaves toda e qualquer confissão. Jamais conte a alguém os segredos que seu filho lhe confiou: ele pode se sentir traído e achar que a vida dele não merece respeito.
Aprenda a Escutar
Escutar alguém significa ser capaz de perceber os sentimentos e as motivações do outro. Por isso. dê total atenção a seu filho, e não menospreze os pequenos conflitos ou dúvidas dele, mesmo que para você pareçam bobos ou muito fáceis de resolver. Lembre-se de que cada um de nós tem seus problemas, e eles são, sempre, extremamente importantes. Pare para ouvir a si mesmo. Às vezes, os pais não sabem
realmente o que dizem, pois não prestam atenção às suas próprias palavras ou à entonação que dão a elas.
Aceite os Sentimentos
Quando uma criança se vê às voltas com um problema e um adulto lhe diz "Isso não é nada, não se preocupe", pode passar pela cabeça dela a seguinte mensagem: “Não importa o que eu sinto ou o que me acontece".
Dessa forma, é possível que se cale e deixe de contar seus "problemas", afastando-se do adulto; às vezes, por se sentir incompreendida, pode nutrir raiva.
Dar valor sentimentos de seu filho não significa estar de acordo com eles, mas, sim, reconhecer as diferenças, aceitá-Ias e respeitá-Ias.


O Inevitável

• Discutir não é algo negativo.
Ao contrário, uma boa controvérsia pode ensinar como respeitar
outros pontos de vista e estabelecer ótimos acordos.
• Discuta sobre os argumentos não sobre as pessoas. Por exemplo, você pode dizer que algo é falso, mas jamais diga ao seu filho que ele é mentiroso.
• Não pretenda ganhar. Não se trata disso.

Expresse os Sentimentos
Não tenha vergonha de dizer que está com raiva ou que ficou muito chateado. É importante que seus filhos saibam quando e por que isso acontece. Da mesma forma, não hesite em explicar as razões pelas quais devem ou não fazer determinada coisa.
Sempre agradecerão essa confiança que você deposita neles.
Seja Criativo
A imaginação é sempre bem-vinda pelas crianças. Esse é o
mundo em que elas vivem. Para romper barreiras e ajudá-Ias a ser espontâneas, leia histórias, conte piadas e ria um pouco.
Uma boa idéia é imitar o personagem favorito de seus filhos na hora de conversar com eles. Faça de conta que o super-herói está ao telefone, ou finja ligar de um celular imaginário. Se seu filho é muito reservado, invente outras formas de comunicação para conseguir que ele se expresse.
Tenha à mão, por exemplo, lápis de cor e papel. Quando
achar que não está conseguindo se comunicar com ele, peça-lhe
para desenhar ou pintar o que está sentindo. Se ele gosta de música, sugira que escolha urna para ouvirem juntos.
Assim você também saberá qual é o seu estado de ânimo.

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário